Open/Close Menu Gráfica, Comunicação Visual e Mídia Exterior em Salvador

SOLICITE SEU
ORÇAMENTO »

Neste artigo, vou te explicar detalhes de cada mídia exterior. Que material é usado em cada uma. Mas se você ainda não está ambientado no ramo, vou te ilustrar com as imagens abaixo qual a diferença entre painel e empena.

 

 

A principal diferença entre painel e empena.

 

Deu para ver que o painel tende a ser menor. Afinal de contas, um edifício, por menor que seja, tende a ser maior que o espaço reservado para um painel. Seja ele qual for.

 

Deu para perceber também que em ambos, a mensagem está dentro de um retângulo. Nos painéis, em um retângulo na posição horizontal. Nas empenas, o contrário: retângulo na posição vertical.

 

Se só há um tipo de empena, feita com lona, os painéis se dividem em muitos tipos.

 

– Outdoor.

– Frontlight.

-Backlight.

– Triedro.

-Painel luminoso.

 

Agora tente acertar: qual destes tipos de painéis também contam com lona? Vou te dar 10 segundos para responder minha pergunta.

 

Tic, tac, tic, tac, tic, tac, tic, tac, tic, tac, tic, tac, acabou!

 

 

Se você disse frontlight, certa resposta! Não tenho prêmio para te dar, mas tenho informações! Há diferença entre painel e empena, mas também há semelhança.

 

O painel frontlight, como o nome já fiz, recebe uma iluminação frontal. Durante o dia, sua função não é muito diferente do tradicional outdoor.

 

Bom, a lona cai bem para a iluminação frontal. O brilho é muito realçado, o que acontece também com a empena. Podemos considerar que a empena tem uma iluminação frontlight.

 

A diferença da empena para o painel frontlight é que ela não é um painel: ela é uma empena! Pelas diferenças que já conversamos: está localizada em um edifício. Falaremos mais sobre empenas mais adiante!

 

Bom, só para efeito de comparação, no caso de um painel backlight, que tem a iluminação traseira, é diferente.

 

Se luz vem de trás, não é interessante contar com lonas, porque elas impediriam de a luz chegar ao outro lado. Ou seja, o painel não ficaria iluminado.

 

Uma das maneiras de fazer backlight, por exemplo, é através do papel luminoso. Isso acontece com por exemplo a publicidade nos pontos de ônibus. A publicidade em ônibus, no entanto, não é considerada painel, mas sim mobiliário urbano. Se quiser saber mais sobre mobiliário urbano, leia mais em outro artigo nosso!

 

Por que a empena é única?

 

O mais relevante para diferenciar uma empena de qualquer outro painel é que ela aproveita uma estrutura que já existe. Prédios existem e não foram construídos para serem espaço publicitário. Está aí outra grande diferença entre painel e empena!

 

Os painéis ao ar livre estão isolados e aproveitam áreas de uma cidade ou das estradas em que nada existe. Bom, justamente por a empena ser uma mídia que precisa se adaptar a um edifício, o tipo de mensagem pode variar.

 

A lona cobre espaços onde não há janelas, que são chamados de paredes cegas. Um prédio com janelas ou espaços para ventilação distribuídos por todos os cantos limitaria muito a mensagem da empena.

 

Curiosidade histórica.

 

Dá para acreditar que as empenas antes eram pintadas à mão? Claro que você sabe disso, já deve ter visto alguma propaganda em prédios antigos. Bom, a pintura para fazer propaganda em prédios está em desuso.

 

Qualidade da lona.

 

Existem dois tipos de lonas: as sintéticas e as acrílicas. As usadas em empenas são as sintéticas. Um dos motivos é a impermeabilidade. Uma publicidade em um edifício está exposta ao sol, chuva e todo tipo de tempo.

 

As lonas sintéticas são mais resistentes! Elas são feitas de poliéster e PVC. Você quer saber mais detalhes sobre lonas sintéticas? Nós, do Blog da Uranus 2, escrevemos sobre o tema, dê uma olhada lá para saber mais sobre lonas sintéticas!

 

Materiais de outros painéis.

 

Bom, se eu já falei do material da empena e do painel frontlight, preciso te falar do material dos outros tipos de painéis!

 

– Outdoor.

 

É o mais antigo tipo de painel. Apesar de a palavra ser da língua inglesa, foi criada aqui no Brasil. Que engraçado né? Nos EUA, outdoor se chama “billboard” e no Reino Unido, “hoardings”.

 

Alguns dos outdoors espalhados pelo Brasil são de madeira mesmo. O papel é colocado no painel. Ao terminar o tempo de divulgação de uma marca no outdoor, o papel é retirado e no lugar, colocado um novo.

 

-Backlight.

 

O backlight pode seguir a lógica dos televisores, através de um painel grande de LCD. É como uma TV grande que inclusive varia os tipos de imagem.

 

Mas o painel backlight também pode ser de acrílico ou poliéster. O importante é que a publicidade fique vistosa ao receber a luz, o que não aconteceria com a lona, que não deixaria a luz passar adiante.

 

Vale lembrar: a mesma lógica vai para o papel luminoso, que recebe uma iluminação backlight e como eu disse anteriormente, é muito utilizado em pontos de ônibus como mobiliário urbano.

 

– Triedro.

 

Você sabe, o triedro recebe iluminação frontlight. Mas é um painel que pode mostrar vários anúncios! Para isso, suas peças vão girando e dando lugar, de tempos em tempos, a uma nova mensagem.

 

O uso qualquer uma dessas mídias exteriores vai depender do seu objetivo, valores de sua empresa e da sua verba! Converse com a gente! Agora que você já sabe a diferença entre painel e empena, queremos conhecer mais sobre você e sua empresa! Entre na página de orçamento clicando aqui, envie uma mensagem para nossos consultores e logo te responderemos!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.


© 2017 Uranus2 - Todos os direitos reservados. Quer vender mais? Saiba Como: Nextt Digital