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Imagine você entrar em uma loja ou uma empresa e ter que ter alguém para lhe indicar as seções, departamentos ou setores? A indicação seria assim: Senhor, vire a esquerda, lá no final vai ver uma porta amarela ai vire a direita, ai você chega lá!

Empresas que fazem atendimento ao público, seja para venda de produtos ou serviços, devem ter uma comunicação visual eficiente. Isso começa com uma sinalização interna que inclua elementos capazes de guiar e informar os clientes.

Com essa sinalização, uma empresa pode indicar promoções, a localização de produtos ou serviços, facilitar o acesso e o fluxo de funcionários e clientes, assim como pode também criar um ambiente atraente visualmente.

Se você ainda não investiu na sinalização interna de sua empresa, aproveite a leitura e conheça a importância desses elementos visuais para a sua empresa. Quer criar uma comunicação visual eficiente? Possuímos uma equipe especializada que olhe oferece uma consultoria, algumas dicas podem ser úteis para o seu negócio.

Sinalização interna para os clientes

Imagine alguém em uma loja em que não encontra os produtos que deseja ou não sabe como chegar ao provador por falta de sinalização. Essa pessoa não ficará motivada em voltar ao local e muito menos para recomendá-lo a outras pessoas.

O ideal é que os clientes possam encontrar facilmente indicações de onde ficam os banheiros, caixas, saídas de segurança e produtos. Seja em uma loja, restaurante ou em um evento.

Tipos de sinalização interna

Podem ser classificadas em três categorias:

Sinalização de segurança:

Placas indicando perigo (como piso molhado, por exemplo), saídas de emergência, extintores de incêndio e interdição de corredores durante uma reposição de estoque. É essencial incluir esse tipo de sinalização, assim é possível proteger e alertar as pessoas que circulam pelo local.

Sinalização arquitetônica:

Esse item inclui sinais e pictogramas (símbolos) que têm o objetivo de informar e guiar os clientes. Podem ser utilizadas para indicar preços, além de acessos a locais como banheiros, provadores, elevadores, escadas e caixas.

Sinalização promocional:

Utilizada para divulgar produtos e serviços. Placas, displays, banners, cartazes e adesivos podem instigar o olhar do público-alvo e incentivar uma visita ao estabelecimento ou até mesmo uma compra.

Dicas para uma sinalização interna eficiente

As pessoas geralmente olham rapidamente as placas. Por isso, escreva poucas palavras e tenha certeza de que os desenhos sejam legíveis, capazes de indicar com clareza e de modo objetivo locais ou informações.

É preciso sempre conferir se as placas e outras formas de sinalização estão posicionadas corretamente, informando e indicando de maneira eficaz. Equilíbrio é sempre bom: nem placas demais, nem de menos, para não sobrecarregar a visão e desviar a atenção do público.

Mesmo com uma boa sinalização interna, é preciso ter atendentes dentro de um estabelecimento que recebe o público, pessoas aptas a orientar os consumidores. Lembre-se: o bom atendimento é um dos fatores chaves para reter clientes.

Planejando a sinalização interna

Na hora de planejar a sinalização interna da sua empresa, leve em conta as dicas comentadas no texto. Não esqueça que esse recurso é parte da comunicação visual e é essencial para que os clientes se sintam satisfeitos no local.

Se você que fazer seu orçamento agora, Clique aqui! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe seu comentário aqui abaixo, vamos trocar ideias. Compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais.

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